SÃO PAULO / MINAS GERAIS
RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO
CENTRO OESTE / PARANÁ
NORTE / NORDESTE
BLOG
25/11/2022 | 1 min de leitura

Uma das perguntas mais frequentes aos nossos técnicos é como são feitas as listras nos campos de futebol? Muitas pessoas acreditam que trata-se de variedades diferentes de grama, altura de poda diferente e mesmo a utilização de tintas ou corantes.
Realmente as alternativas citadas podem produzir faixas nos gramados, porém não são as técnicas aplicadas em gramados profissionais. O uso de corantes específicos em determinados casos, podem intensificar estas faixas, mas também não é a resposta correta.
O que produz as faixas nos gramados é a poda ou corte com uma roçadeira helicoidal.
Ao contrário das roçadeiras de corte horizontal conhecidas e utilizadas na jardinagem em geral, estas roçadeiras possuem um conjunto formado por lâminas helicoidais e um rolinho que dobram ou deitam as folhas da grama para um determinado lado após o corte.
Cortando uma faixa em um sentido e outra no sentido inverso, faces diferentes das folhas ficarão expostas à luz, produzindo cores diferentes. Desta forma, toda a grama é cortada na mesma altura e formam-se as tradicionais faixas.
Importante dizer que para algumas variedades este efeito é mais forte do que em outras, por exemplo, Bermudas e Esmeralda, produzem faixas mais nítidas do que a Batatais.
Assim como durante o dia, em horários com maior luminosidade, estas faixas vão estar mais fortes ou evidentes. Outro detalhe interessante, é que em certos casos, os campos profissionais são podados nos dois sentidos, ou seja, de uma lateral a outra e de uma linha de fundo a outra, para uma maior uniformidade da altura do gramado.
Então desta forma, dependendo de onde você estiver na arquibancada ou de onde estiver a câmera da televisão, você vai ver desenhos diferentes. Caso você esteja sentado na linha do meio de campo, onde é televisionada a maior parte do jogo, as faixas estarão na transversal do campo, ou seja, de uma lateral a outra.
Se a visão for de trás dos gols, as faixas estarão mais nítidas no sentido longitudinal (linha de fundo a linha de fundo). E caso você esteja em algum canto do estádio, provavelmente você verá o gramado xadrez, com as faixas se sobrepondo.
Podemos então dizer que as faixas dos campos profissionais são produzidas por uma somatória de fatores: equipamento de corte especial, variedades específicas, luminosidade e muito capricho das empresas de manutenção.
Maurício Ercoli Zanon
Engenheiro Agrônomo Dr
E-mail: mauricio@itograss.com.br
15/01/2026 | 4 min de leitura
15/01/2026 | 4 min de leitura
Guia completo: como ter um gramado dos seus sonhos!
Ter um gramado bonito pede cuidados simples e começa entendendo a sua grama de verdade: como ela se comporta, do que precisa e quando precisa.
13/01/2026 | 5 min de leitura
13/01/2026 | 5 min de leitura
A importância da irrigação eficiente para ter um gramado verde o ano todo
A irrigação é um dos cuidados mais fundamentais com os gramados, mas não deve ser realizada sem critérios. Da mesma forma que água de menos é prejudicial, o excesso também pode fazer mal, sendo preciso estabelecer uma rotina de acordo com o tipo de grama e as condições de clima e solo.
07/01/2026 | 6 min de leitura
07/01/2026 | 6 min de leitura
Boavista Sport Club escolhe Bermudas Celebration Itograss para seu estádio
O Boavista Sport Club, time tradicional de Saquarema (RJ), escolheu a Bermudas Celebration para revitalizar o gramado do Estádio Elcyr Resende de Mendonça. A instalação foi realizada no formato Maxi Rolo, garantindo durabilidade e performance superior.
06/01/2026 | 6 min de leitura
06/01/2026 | 6 min de leitura
Uma Wimbledon brasileira? O interior paulista abriga rara quadra de tênis em grama natural
Inspirada no torneio mais tradicional do tênis, a Itograss Tennis Experience aposta em grama natural, manutenção especializada e tecnologia para viabilizar um piso raro no Brasil
TODOS OS ARTIGOS


